Agenda de inovação do Bacen em 2022

Soluções previstas para contribuir com o fortalecimento da economia e acelerar a tecnologia e inclusão financeira.
14 de fevereiro de 2022
Blog Agenda de inovação do Bacen em 2022

Os últimos anos foram de muitos avanços no mercado de meios de pagamento. E temos a oportunidade de ver como a tecnologia aplicada ao setor financeiro vem simplificando e agilizando processos que são capazes de transformar o nosso dia a dia.

Em 2022 não será diferente, pois a agenda do Banco Central tem marcos importantes para acelerar a inclusão financeira, fomentar a inovação e contribuir para o fortalecimento da economia.

Esses avanços tecnológicos proporcionam diversas vantagens como:

2022: um ano de muitas transformações nos meios de pagamentos

Em um ambiente de constantes inovações tecnológicas, o Banco Central do Brasil vem desenvolvendo várias iniciativas que têm como objetivo proporcionar à população o acesso a um mercado financeiro cada vez mais moderno e inclusivo. Confira algumas dessas iniciativas.

O Pix e suas nova funções

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Com ele é possível fazer transferências entre contas, seja ela conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga, em poucos segundos, e a qualquer hora do dia. E, em 2022, novas funções serão consolidadas ou lançadas:

Pix Saque e Pix Troco: Desde novembro de 2021 é possível utilizar as novas funções do Pix: o Pix Saque e o Pix Troco. O Pix Saque permite que qualquer usuário do Pix realize um saque em um dos pontos do varejo que oferecer esse tipo de serviço. Já no Pix Troco a dinâmica é bem parecida, porém o saque em espécie acontece junto com a realização de uma compra, ou seja, o Pix é feito no valor total (compra + saque). Toda essa movimentação também será realizada em um estabelecimento chamado agente de saque. Os saques poderão ser realizados em diversos agentes de saque autorizados como as padarias, as lojas de departamentos, os supermercados e não apenas em caixas eletrônicos. Dessa forma, o cidadão terá mais opções de acesso ao dinheiro físico sempre que desejar.

Pix garantido: Essa função deve ser lançada no segundo semestre de 2022, e está sendo desenvolvida para possibilitar o parcelamento das compras através do Pix. No Pix garantido será enviada uma notificação de agendamento para o recebedor, e as parcelas serão programadas de forma automática.

Pix aproximação: Assim como existe hoje com os cartões de crédito, o Pix aproximação irá permitir a realização de qualquer pagamento a partir da aproximação do celular a uma maquininha de cartão.

Pix débito automático: Com o Pix débito automático será possível programar aqueles pagamentos que são realizados mensalmente ou que são mais recorrentes, como por exemplo, as contas de água e energia.

Pix internacional: A intenção do Bacen é que o Pix seja ampliado também para realização de transferências internacionais. O projeto está em negociação em países como a Inglaterra e a Itália, mas a liberação depende de algumas variáveis, além de avanços nos sistemas de pagamentos estrangeiros.

Implementação do Open Finance no Brasil

O Open Finance é modelo de sistema financeiro aberto sendo implementado no Brasil e considerado a evolução do Open Banking. Mas o que isso quer dizer? O Open Finance possibilitará que as pessoas físicas ou jurídicas decidam quando e com quem desejam compartilhar suas informações entre diferentes instituições financeiras – sejam elas bancos, fintechs, corretoras de investimentos ou outras empresas que ofertem serviços financeiros.

A finalização desse processo de implementação será em março de 2022 e promete trazer mais competitividade ao mercado e serviços mais personalizados e acessíveis aos consumidores.

Real Digital

Em novembro de 2021 houve o lançamento do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, o LIFT Challenge, para avaliar a utilização de uma moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil. Com expectativa de lançamento entre 2022 e 2023, o Real Digital é uma CBDC (Central Bank Digital Currency) e deve acelerar ainda mais a transformação com o Pix.

A ideia é que esse seja um projeto colaborativo realizado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em parceria com o Banco Central, e que reunirá instituições financeiras, cooperativas e bancos interessados no desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras e que beneficiem toda a população.

Estamos de olho na evolução do mercado de pagamentos!

Na Mooz, acompanhamos de perto essas transformações para desenvolver soluções financeiras que tragam maior valor para nossa cadeia e contribuam para ampliar o impacto na sociedade.

Compartilhe este post em suas redes sociais:

2022 © Todos os direitos reservados por Mooz Soluções Financeiras. Uma empresa do Grupo Boticário. Confira a Política de Privacidade e Termos de Uso.