We’ve expanded well beyond our flagship technology research to provide senior leaders

Featured Insights

Contact Us

Conheça as vantagens de ter uma conta digital

Entenda porque ela é a melhor opção para fugir das taxas e mensalidades cobradas nos bancos e também facilita as operações do dia a dia.

06 de janeiro de 2022
Celular apontando para máquina de pagamento e fazendo a leitura de um QRCode para transação via conta digital.

Durante muitos anos o sistema bancário brasileiro esteve fechado para a inovação e concentrado em poucos bancos e instituições bancárias. Para se ter uma ideia, até 2012, os 5 maiores bancos do Brasil concentravam 80% das contas e transações realizadas no país.

As transformações que estamos acompanhando nos últimos anos aconteceram pelas novas regulações do Banco Central do Brasil (Bacen) feitas a partir de 2013, com a publicação de um marco regulatório inicial sobre arranjos e instituições de pagamento, que teve como principal objetivo estimular a concorrência e aumentar o acesso a serviços bancários de forma menos burocrática.

Atualmente, você não precisa mais ir ao banco para abrir uma conta ou solicitar serviços, muito menos pagar taxas para abrir essa conta e realizar pagamentos. Inclusive, este é o nome “oficial” das contas digitais: Conta de Pagamentos.

Esse tipo de conta foi regulamentada pela Circular nº 3.680, de novembro de 2013 do Bacen, que determina quais as funcionalidades e critérios para que as instituições financeiras possam oferecer esse tipo de conta e também para que as pessoas possam solicitar a abertura de contas e outros serviços.

Quer saber como tudo isso funciona e como criar a sua diretamente pelo celular? Então acompanhe o nosso artigo e conheça as vantagens de ter uma conta digital:

Não precisa comprovar renda

A maioria das contas de pagamentos que você pode abrir diretamente pelo celular não exige comprovação de renda. Isto é, não é obrigatório informar onde você trabalha, qual sua atividade ou quanto você ganha por mês. Isso não quer dizer que você não precisa apresentar nenhum documento. Geralmente você precisará enviar fotos dos seus principais documentos (RG, CPF) e também uma foto sua, além de enviar outros dados como seu endereço, por exemplo.

Não tem mensalidade

Você não precisa pagar os famosos, e caros, pacotes de serviços para ter sua conta digital. Como geralmente os bancos tradicionais contam com agências bancárias, cartões, limite de cheque especial, cheques impressos e outros serviços, uma conta corrente pode ter uma mensalidade ou taxa de manutenção, o que não acontece na conta digital.

Venda e receba pelo celular

Com a conta digital você pode oferecer várias formas de pagamento para os seus clientes. Você emite boletos, cria links de pagamento e recebe direto via Pix em poucos cliques, além de poder fazer pagamentos e transferências pela leitura de QR Code ou mesmo apenas com a aproximação do celular. Você consulta os pagamentos recebidos, tem mais controle do seu dinheiro e pode fazer transferências. Tudo no app!

Faça pagamentos de um jeito simples

Após abrir a sua conta digital, você já pode começar a fazer pagamentos diretamente pelo aplicativo, desde que a conta tenha saldo. Você poderá cadastrar uma das suas chaves Pix para receber transferências instantâneas na sua conta digital e também pode pagar boletos e fazer recarga de celular.

Cartão e outras vantagens

Não é porque se chama conta digital que você não pode ter um cartão. Muitas opções de contas de pagamentos oferecem um cartão de débito gratuito, para que você possa fazer compras em qualquer maquininha que aceite a bandeira oferecida (Visa ou Mastercard).

Com tantas vantagens, não é de se estranhar que em apenas alguns anos o número de contas digitais abertas no Brasil chegue a quase 100 milhões. Somente o Nubank, um dos mais famosos, conta com 34 milhões de clientes, o PicPay, outros 40 milhões, o PagSeguro, 6 milhões. Vale ressaltar que o cliente pode fazer o cancelamento da conta digital no momento em que preferir e não deverá ser cobrado por isso.

Gostou de aprender um pouco mais sobre contas digitais? Então continue acompanhando o Blog da Mooz. A fintech do Grupo Boticário tem informações práticas e relevantes para facilitar a sua vida e aumentar suas vendas!

Compartilhe em suas Redes Sociais: