A importância do controle de gastos

Calcule quais são suas despesas e tenha um controle de gastos bem definido para alcançar o desejado sucesso.
10 de fevereiro de 2022
Blog A importância do controle de gastos

Quando o assunto é administrar seu próprio negócio, é preciso acompanhar a quantidade de vendas realizadas e quanto dinheiro você recebeu por cada uma delas. Também vale a pena calcular quais são suas despesas, e ter um controle de gastos bem definido e estruturado para alcançar o desejado sucesso.

Para crescer sua revenda, você pode contar com a Minha Revenda Digital. Isso porque, além de oferecermos a melhor solução para meios de pagamento – pois somos quem mais entende as nossas revendedoras e o negócio delas – fazemos questão de ajudar todas a empreender, seja com inovações e atualizações constantes, seja com dicas para gerir sua empresa.

Para ajudar você a planejar o futuro do seu negócio, separamos cinco dicas práticas sobre Controle de Gastos que podem ser aplicadas no seu dia a dia!

1. Faça um planejamento financeiro

Sem um planejamento financeiro, não é possível saber qual é o atual momento do negócio e onde ele pode chegar. Comece entendendo quais são suas despesas e como elas funcionam preenchendo uma planilha de fluxo de caixa, que leva em consideração as entradas e as saídas de dinheiro. Uma planilha digital, o caderninho ou o app da Minha Revenda Digital podem te ajudar a ter visibilidade desses valores. Se quiser mais informações e um modelo de Planilha de Controle de Gastos, confira o post do Sebrae.

2. Categorize seus gastos

Esta dica é uma das mais simples e efetivas de todas: para identificar como você está gastando seu dinheiro, crie categorias de despesas. A partir desta dica, você consegue identificar o valor mensal gasto com alimentação, moradia, lazer, estudos, transporte etc. Dessa forma, vai ficar mais fácil encontrar onde você pode economizar.

3. Separe as suas finanças pessoais das do negócio

Se você já tem um contador, ele certamente já te disse isso! Se não tem, saiba que não se deve misturar as finanças pessoais com as do seu negócio. Para ficar bem claro, não use aquele valor da reserva da empresa para gastos do dia a dia como, por exemplo, lazer, alimentação ou outros que não estejam relacionados à sua revenda. Nesse sentido, procure entender qual a quantidade necessária para renovar seu estoque de produtos todos os meses e quais os custos de deslocamento para suas vendas e mantenha separados dos seus gastos pessoais.

4. Tenha uma reserva financeira

A gente sabe que formar uma reserva mensal é difícil, por conta da quantidade de compromissos financeiros, mas, sempre que possível, prepare-se para imprevistos futuros. Comece devagar, fazendo uma pequena reserva e deixe-a na poupança, aplicações de renda fixa ou outro investimento do qual você possa fazer retiradas sem tanta burocracia ou perda de tempo. Para te ajudar a iniciar essa reserva, apresentamos uma dica bem simples: conhece a regra do 50-30-20? Segundo essa regra, os gastos devem ser divididos da seguinte forma:

Com esse controle, fica muito mais fácil entender o que precisa ser cortado e planejar, sem crise, o crescimento do seu negócio.

5. Dúvidas? Procure um especialista

Se surgirem dúvidas ao fazer o controle de gastos do seu negócio, você pode baixar em seu celular uma série de aplicativos gratuitos que te ajudam nessa tarefa. Listamos abaixo alguns deles:

E, além dos apps, existem instituições que colaboram também de forma gratuita, como o Sebrae e a Endeavor, que oferecem uma série de cursos online que você pode aproveitar de qualquer lugar, a qualquer hora.

Com essas 5 dicas já dá para começar a fazer o controle de gastos do seu negócio. Em breve, traremos outros temas que fazem parte de uma boa gestão. 

Compartilhe este post em suas redes sociais:

2022 © Todos os direitos reservados por Mooz Soluções Financeiras. Uma empresa do Grupo Boticário. Confira a Política de Privacidade e Termos de Uso.