Você já deve ter ouvido falar em fintechs, certo? Mas, de fato, o que é uma fintech? E por que esse modelo foi tão importante para a evolução do mercado financeiro e de pagamentos nos últimos anos?
Neste artigo, vamos responder a essas e outras principais dúvidas sobre o tema! Continue a leitura para saber:
Ou seja, muito mais do que negócios do setor financeiro, essas são empresas de tecnologia, que possuem todo seu modelo e processos baseados em ferramentas tecnológicas. Por este motivo, são também organizações altamente inovadoras e que conseguem otimizar suas operações em toda a jornada do cliente.
Para entender melhor, veja as principais diferenças entre fintechs e instituições financeiras tradicionais:
Pela comparação acima, já fica fácil entender que as fintechs chegaram para simplificar nossa experiência com soluções financeiras, né?
E, se puxarmos na memória, conseguimos também perceber o quanto elas passaram a impactar nossa vida nesses últimos anos. A possibilidade de abrir uma conta digital em poucos cliques, o aplicativo que organiza nossa gestão financeira, a plataforma de investimentos que centraliza toda nossa carteira… Você já usou algum desses serviços?
Então faz parte do sucesso desse mercado, que se traduz em números como os abaixo:
Dentre as mais de 800 fintechs, existem, é claro, empresas com diferentes focos dentro dessa classificação. Veja abaixo alguns tipos de fintechs mais comuns:
Então faz parte do sucesso desse mercado, que se traduz em números como os abaixo:
O que vem guiando números tão expressivos de crescimento das fintechs? A resposta está em alguns atributos dessas empresas que tornam suas soluções altamente competitivas!
Já citamos que as estruturas das fintechs são muito menores do que das instituições financeiras tradicionais e que isso se dá pelo perfil digital de suas soluções e de seu relacionamento com os clientes.
A grande vantagem é que isso leva também a uma redução de taxas e tarifas significativa!
Como exemplo, nos últimos anos, passamos a ver cada vez mais opções de contas digitais sem mensalidade e sem tarifas para transações como TED, DOC e, mais recentemente, Pix.
Fintechs nos provam que serviços financeiros não precisam ser burocráticos ou difíceis de usar!
Com apoio da tecnologia, é possível manter a segurança das operações e, ao mesmo tempo, prover uma experiência muito mais agradável na contratação e na utilização dos serviços.
Soluções financeiras oferecidas por fintechs vêm cumprindo um papel fundamental na inclusão financeira!
Por suas barreiras mais baixas para adesão – tanto em relação a custos quanto nos requisitos exigidos -, uma parcela significativa da população pode passar a utilizar serviços de fintechs. Inclusive indo além de simplesmente depositar ou sacar valores, mas tendo acesso a crédito, seguros e investimentos, por exemplo.
Fintechs também ganharam espaço no mercado ao apostar em nichos de mercado com demandas muito específicas como foco de suas soluções. Hoje, temos serviços voltados para pequenas empresas, para profissionais de determinadas profissões, para grupos de afinidade, para segmentos de mercado, entre outros.
Outro motivo pelo qual as fintechs conquistaram espaço de forma tão impressionante é a característica inovadora das suas soluções. Isso tanto do ponto de vista tecnológico (como o uso de Inteligência Artificial, por exemplo), quanto por novas abordagens para resolver algum problema que já existia.
Por fim, não dá para deixar de citar os esforços de marketing, que posicionam as fintechs como empresas mais próximas, dinâmicas e atrativas para os usuários de serviços financeiros.
Nós também somos uma fintech! Nascemos dentro do grupo Boticário para resolver os principais desafios financeiros da nossa cadeia (franqueados, revendedores e parceiros) e hoje atuamos com soluções para otimizar jornadas no varejo.
2022 © Todos os direitos reservados por Mooz Soluções Financeiras. Uma empresa do Grupo Boticário. Confira a Política de Privacidade e Termos de Uso.