Como ter uma boa saúde financeira

Aproveitando hábitos e escolhas simples do dia a dia para solucionar problemas e melhorar nossa saúde financeira.
05 de abril de 2022 - Por Carla Arouca
post-14

Afinal de contas, o que é ter uma boa saúde financeira?

Uma vida financeira saudável é sinônimo de cuidado, organização e um bom planejamento econômico. Em resumo, trata-se de ter gastos financeiros que não fogem do seu orçamento. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, saúde financeira não é sobre quanto dinheiro você tem, mas sim, como você faz o uso dele. É ter uma relação sadia e responsável com as finanças, conseguindo arcar com todas as suas despesas.

Como ter uma boa saúde financeira na prática?

Primeiramente, é necessário identificar quais hábitos estão sendo nocivos para a sua saúde financeira e onde está havendo um gasto exacerbado de dinheiro que poderia ser poupado.  

Além disso, é fundamental aprofundar o conhecimento sobre educação financeira e compreender seus conceitos básicos, pois o cuidado e planejamento com as finanças é uma questão de foco, determinação e muito aprendizado. 

Separamos abaixo uma lista com 5 dicas práticas que, se inseridas no dia-a-dia, ajudarão a cuidar melhor da sua vida financeira. Confira:

1. Tenha noção exata da sua situação financeira

Você precisa conhecer profundamente os seus gastos e contas fixas na hora de fazer o planejamento financeiro. Nessa etapa, a planilha de custos é uma ótima aliada, pois com ela você consegue visualizar e organizar todas as suas despesas, inclusive as emergenciais.

2. Corra das compras por impulso

Essa é uma dica importantíssima para quem deseja economizar. Hoje em dia somos movidos por muitos estímulos que criam criam uma falsa necessidade de consumo.  

Algumas perguntas chaves podem te auxiliar a fugir da impulsividade… 

Será que esse produto/serviço é realmente muito útil e necessário para você? Essa compra pode esperar? Você está com dinheiro sobrando para comprar este item?

3. Tenha uma reserva financeira

Ter uma reserva econômica é extremamente necessário para realizar planos e atingir metas que exigem investimentos altos. Guardando dinheiro, você diminui as chances de precisar recorrer aos empréstimos e ainda tem mais segurança para lidar com eventuais emergências.

4. Quite todas as suas dívidas

Se houver dívidas em aberto, faça um planejamento para quitar os valores e procure os credores para fazer um acordo. Hoje em dia muitas pendências financeiras podem ser renegociadas com bons descontos.

5. Conhecimento é a chave! Aprenda cada vez mais sobre finanças

Você já está fazendo um ótimo trabalho lendo este conteúdo em nosso blog. É com educação, empenho e disciplina que mantemos uma boa relação com o dinheiro. Continue assim, pesquise e mantenha-se sempre atualizado sobre o universo das finanças.

Essas práticas parecem óbvias, mas não são. Grande parte das pessoas ainda têm dificuldade em exercê-las em sua rotina. 

Obter uma saúde financeira certamente não é algo que acontece do dia pra noite, por isso desejamos paciência, foco e muita determinação em sua jornada. Lembre-se que melhorar sua relação com o dinheiro, é também melhorar toda a sua vida em geral. 

Boa sorte!

Compartilhe este post em suas redes sociais:

2022 © Todos os direitos reservados por Mooz Soluções Financeiras. Uma empresa do Grupo Boticário. Confira a Política de Privacidade e Termos de Uso.